Brasil atinge 1 milhão de sistemas fotovoltaicos

O Brasil acaba de atingir a marca de 1 milhão de sistemas de geração de energia solar instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, somando mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência. Os dados são de um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade instalada da geração distribuída solar – usinas com até 5 MW construídas no próprio local de consumo ou próximo a ele– já ultrapassou a das grandes usinas da fonte no país, e hoje representa mais de 67% da potência total.

Os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar distribuída tanto em quantidade de sistemas conectados à rede (77,6% do total), quanto em potência instalada (45,4%), de acordo com a Absolar. Em seguida, vêm os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços, com 12,5% das conexões e 32,3% da potência. Os sistemas são usados ainda por consumidores rurais, indústrias, poder público, serviços públicos e iluminação pública.

Em Araçatuba, a empresa do engenheiro eletricista Francis Polo é um exemplo da expansão desse mercado. Especializada no desenvolvimento de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos, foi criada em 2015, e atualmente conta com unidades em São José do Rio Preto (SP), Umuarama (PR), Comodoro (MT) e está abrindo mais uma em São Paulo.

“Acompanhamos o crescimento do mercado, cuja demanda é enorme. As estimativas indicam que 2022 tende a ser um excelente ano para energia solar. A expectativa é que a potência operacional instalada praticamente dobre frente 2021, superando 17 GW. Isso deve ocorrer por conta dos aumentos nas tarifas de energia elétrica acima da inflação, assim como pela publicação do marco regulatório do segmento”, comenta Polo.

 VANTAGENS

 O empresário lembra que, no Brasil, embora o setor siga em crescimento acelerado, a fonte solar é apenas a quinta da matriz energética e a terceira entre as renováveis, com 2,8% de participação, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Mas vejo isso como problema, e sim como oportunidade. Tem muito mercado a ser explorado, e a energia fotovoltaica tem muitas vantagens sobre as outras, como redução de até 95% na conta de luz, valorização do imóvel, sistemas com garantia de eficiência superior a 20 anos, equipamentos cada vez mais eficientes, linhas de financiamento cada vez mais acessíveis e com juros cada vez menores”, explica Polo.

Apesar dos impactos sem precedentes causados pela pandemia de covid-19 no mundo, a capacidade fotovoltaica dobrou no mundo nos últimos três anos, de acordo com Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026, relatório de referência para os avanços do mercado de energia solar no mundo e projeções de crescimento. A projeção é de que a tecnologia continuará acelerando seu crescimento, ultrapassando a marca de 2 TW em menos de quatro anos, o que representará o dobro da potência de geração de eletricidade da França e da Alemanha somadas.

“Em Araçatuba e no Brasil, de forma geral, a irradiação solar é fabulosa, muito propícia para o uso de sistemas fotovoltaicos. Por estar localizado próximo à linha do Equador, o país recebe alta incidência de sol durante todo o dia, com pouca variação ao longo das estações do ano, em função das características de translação do planeta”, finaliza Polo.

NO MUNDO E NO BRASIL

A energia solar fotovoltaica alcançou 1 TW de capacidade instalada no mundo. A marca histórica foi ultrapassada há alguns dias e revela a performance da renovável que há 20 anos tinha apenas 2 GW globais. De 2002 a 2018, a fonte chegou a 500 GW, e em apenas três anos dobrou o volume. Em 2021, pela primeira vez, e apesar dos impactos da pandemia, foram instalados mais de 200 GW de energia solar no mundo. Com este desempenho, essa passa a ser a segunda renovável no ranking depois da energia hídrica.

O foco da edição atual do Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026, é na América Latina, região que cresceu 44% em 2021, desempenho puxado pelo Brasil e Chile, principalmente. Atualmente, a energia solar responde por 1/3 da energia renovável global em capacidade instalada.

A projeção é que em 2025 a capacidade dobre novamente, superando os 2 TW, se o mercado crescer conforme o esperado. O Brasil é um dos principais destaques do relatório da Solar Power Europe, associação com sede em Bruxelas e que reúne mais de 260 organizações do setor. Nas projeções ambiciosas do estudo, o país pode chegar a 54 GW de capacidade solar até 2026.

Fonte: Folha da Região

Preencha, receba seu orçamento e economize!

Onde estamos?

Rua Abraham Lincoln, nº. 20, Centro
CEP 89.160-131 – Rio do Sul
Santa Catarina – Brasil

Atendimento

Central de Vendas: Solicite Informações De 2ª a 6ª, das 09h00 às 18h00. Telefones: (47) 3525-4529, (47) 9.9624-1488 e (47) 9.8900-0332

Ficou com dúvidas?

Fale conosco pelo nosso chat a seguir e nos envie sua mensagem. contato@instalmannsolar.com.br

Atendimento de 2ª a 6ª das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00