A energia solar fotovoltaica tem papel importante para viabilizar a digitalização do agronegócio, apontaram especialistas durante o podcast “Um Lugar ao Sol”, promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com a entidade, o Brasil possui 21 mil sistemas de geração solar no campo, atendendo 30 mil unidades consumidores de produtores rurais.
“Uma aplicação importantíssima dessa tecnologia está relacionada com a digitalização da agricultura, que depende de torres de transmissão de internet em locais remotos, onde não há ligação elétrica. Isso tem que ser viabilizado pela geração fotovoltaica. A modernização do campo e das práticas agrícolas está muito relacionada a essa fonte”, disse o presidente da Datagro Consultoria, Plinio Nastari.
“A possibilidade de ter energia em locais de difícil acesso tem um caráter extraordinário de desenvolvimento, pois leva a possibilidade de acesso à internet e de ficar livre das oscilações de energia que muitas vezes queimam equipamentos. A geração distribuída fotovoltaica oferece essa possiblidade de forma econômica para os produtores do campo”, destacou Nastari.
No mesmo podcast, o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, afirmou que os produtores rurais representam o 3º maior investidor como segmento de consumo em energia solar no Brasil, com R$ 2,3 bilhões já destinados para esse tipo de geração. “Os produtores rurais estão começando a usar essa tecnologia para se tornarem mais competitivos, reduzindo seus gastos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que enxergam a energia solar fotovoltaica como uma tecnologia de sustentabilidade.”
“Existe uma tendência global de produção sustentável. Os produtores brasileiros modernos estão atentos a isso e sabem que se não começarem a demonstrar sustentabilidade na prática, alguns mercados que não vão consumir seus produtos”, assinalou o dirigente.
Ele explicou que existem inúmeras aplicações em que a energia solar é utilizada no campo, entre elas: bombeamento de água, irrigação de plantações, dessedentação animal, refrigeração de leite e outros processos produtivos. “A fonte também pode ser utilizada na iluminação, cercas elétricas e na parte de inteligência, com sistemas de comunicação e vigilância, levando a internet para o campo.”
Por fim, Sauaia destacou a versatilidade da fonte solar, podendo ser adaptada à diversas aplicações, permitindo o uso pelo pequeno, médio e grande produtor. “Essa é uma das características interessantes da tecnologia solar fotovoltaica, ela é versátil e modular.”
Fonte: Portal Solar