Com tantos fabricantes de painéis solares fotovoltaicos a nível mundial torna-se importante saber avaliar a qualidade deste tipo de equipamentos através da análise de determinadas especificações. Especificações essas que são as responsáveis pelo rendimento, qualidade e durabilidade do painel solar fotovoltaico.
As especificações e as garantias individuais dos painéis não dão uma imagem de como uma marca de painéis faz frente à outra, o que dificulta a escolha dos melhores painéis solares para necessidades especificas.
Como se pode avaliar a qualidade dos painéis solares fotovoltaicos?
Foi assim desenvolvido um sistema simples para classificar e comparar os melhores painéis solares mediante a avaliação de certos critérios chave.
O sistema recorre assim a critérios como:
- Economia;
- Tradicional;
- Premium.
Mas, alguns dos painéis têm uma classificação de “mais” que indica que algumas das suas especificações vão mais além que a base. São essas classificações, junto com a cotação, que permitem aos compradores optar pelos painéis solares que melhor se adequam às suas necessidades.
Como funciona o sistema de classificação de painéis solares
Há dezenas de fabricantes de painéis solares. Cada um com vários modelos; sendo que até o consumidor mais concentrado em pesquisar sobre os vários modelos, ficará sobrecarregado a rever as especificações de cada um dos vários modelos de painéis solares. Mas essa escolha não tem que se uma experiência desgastante!
O sistema de classificação é objetivo e baseado em certos pontos que levam a uma decisão rápida. Nele são avaliadas folhas de especificações, acordos de suporto, garantias e outros documentos disponíveis ao público, sendo que essa informação é usada para criar uma classificação das melhores marcas de painéis solares e sistemas de energia no mercado.
Classificação dos painéis solares
São avaliadas condições como o rendimento, qualidade, durabilidade e garantia. Depois são divididos em 3 grandes tipos de painéis solares:
- Painéis solares económicos (economy);
- Painéis solares tradicionais (standard);
- Painéis solares premium (premium).
Os painéis solares económicos representam o nível mais baixo disponível no mercado. Para passar para a classificação tradicional ou premium, terá que cumprir vários critérios de referência como rendimento, qualidade, durabilidade e garantias.
Estabeleceu-se uma linha base para as classificações dos painéis tradicionais e premium para que se possa ter a certeza de que os painéis cumprem todos os requisitos.
Os painéis solares que cumpram determinados requisitos, mas não todos (no tipo tradicional e premium) recebem uma classificação mais baixa e um “mais” para ressalvar as suas especificações superiores a outros na sua categoria.
Exemplo: um painel solar com rendimento, qualidade e durabilidade de nível tradicional e garantias de nível premium receberá uma classificação “Tradicional +”.
Como escolher o melhor painel solar fotovoltaico
Consoante a classificação, há painéis solares que têm um símbolo “mais”, que significa que tem melhores especificações para a sua categoria.
- Painéis solares premium: excelente opção para maximizar a produção de energia solar quando o espaço disponível no telhado é limitado. Tem como pressuposto pagar mais para uma solução melhor
- Painéis solares tradicionais: opção segura e sólida para a maioria dos consumidores
- Painéis solares económicos: opção justa se estiver limitado ou se vai usar a energia solar através de um contrato de arrendamento ou compra de energia, mas sem ser a longo prazo
Painéis solares fotovoltaicos premium
São painéis que superam a maioria das especificações e métricas usadas no sistema de classificação.
Tendem a gerar a mais energia solar por metro quadrado do que os painéis solares tradicionais e são recomendados se o espaço for limitado no telhado e pretende maximizar a produção de energia.
São mais caros, mas com excelente rendimento, qualidade e durabilidade.
O retorno do investimento é conseguido mais rapidamente com este tipo de painéis solares.
Painéis solares fotovoltaicos tradicionais
Funcionam bem na maioria das circunstancias e condições, sendo que grande parte dos painéis solares existentes no mercado encaixam nesta categoria.
Têm boas classificações de potencia e eficiência. Mas também cumprem com os requisitos de qualidade e durabilidade de fabrico.
Painéis solares económicos
Cumprem com o seu objetivo, mas não tão bem como os painéis tradicionais. Por norma têm uma eficiência menor, logo produzem menor eletricidade nas mesmas condições que os painéis solares tradicionais.
Com o tempo, o seu rendimento pode degradar-se mais rápido. São também menos resistentes perante condições climatéricas duras.
Têm prazos de garantia mais baixos que os demais painéis solares.
Fonte: Portal Energia