São 3 simples passos para você começar a economizar até 95% na sua conta de luz por meio do uso da energia solar
Ela é indispensável na sua vida e está cada vez mais cara de se consumir. Quando o assunto é energia elétrica, a questão hoje é: o que fazer para continuar consumindo sem gastar um absurdo com a conta de luz?
Felizmente para você, e todas as pessoas que consomem energia elétrica, uma luz já existe no fim do túnel ou, nesse caso, uma luz existe no céu: a luz do sol.
Com a abundante energia solar existente no Brasil, já é possível a você gerar toda a energia elétrica que consome em sua casa ou empresa e, assim, economizar até 95% na conta de luz.
Isso se faz através do uso das placas solares e demais equipamentos que compõem os chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid), que já fazem parte da vida de mais de 37 mil brasileiros no país.
Confira neste artigo como funciona a energia solar e os 3 passos extremamente simples que você precisa dar para tê-la em sua casa ou empresa e começar a economizar na conta de luz.
Como Funciona Energia Solar
Um sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de equipamentos para a conversão direta da luz do sol em energia elétrica e a sua utilização para alimentar qualquer equipamento elétrico de uma casa ou empresa.
O funcionamento começa com os módulos fotovoltaicos (popularmente conhecidos como placas solares ou painéis solares) que costumam ser instaladas sobre os telhados para a livre captação da luz do sol e sua conversão em energia elétrica.
Essa energia é enviada ao inversor fotovoltaico, principal equipamento do sistema e que converte essa energia para as características de nossa rede elétrica para, depois, distribuí-la pela casa/empresa para o seu consumo.
Durante o dia, enquanto a luz do sol está brilhando e o sistema produzindo, toda energia que for gerada e que não for consumida é enviada para a rede elétrica e “emprestada” para a distribuidora, gerando créditos energéticos para você.
À noite, quando não há luz do sol e, consequente, nenhuma geração do sistema, ou em momentos de pouca luminosidade, a energia da rede elétrica é usada para compensar, total ou parcialmente, a produção do sistema.
Ao final de cada mês, através de um relógio especial que ela mesmo instala em sua casa após a conexão do sistema, a distribuidora calcula a energia que foi injetada na rede (crédito) e aquela que foi consumida (débito).
Como os sistemas são calculados para produzir toda a quantidade de energia elétrica que você consome em sua casa ou empresa, seu saldo de créditos sempre será suficiente para suprir a energia que você consumiu da rede.
Os 3 Passos Para Produzir Sua Energia Solar e Economizar Na Conta de Luz
Agora que você conhece o funcionamento de um sistema, veja quais são os 3 simples passos para você ter essa economia em sua casa ou empresa.
#1 Passo 1: Simulação do Seu Sistema
Como a quantidade de energia que cada pessoa ou família consomem varia entre si, os sistemas devem ser projetados e instalados especificamente para cada um.
O primeiro passo para você economizar na conta de luz com energia solar, então, é conseguir estimar o tamanho do sistema que você irá precisar para a sua casa ou empresa.
Embora o seu consumo elétrico e a tarifa de energia possam ser conhecidos através da sua fatura de energia, outros fatores mais específicos são considerados para esse cálculo, como média de radiação solar local, entre outros.
Para quem deseja ter uma ideia de quanto custaria ter um sistema de energia solar instalado em sua casa ou empresa, existe um simulador solar que totalmente online e gratuito. Além de simular os valores de um sistema fotovoltaico com base nas suas informações de conta de luz, a ferramenta também irá te mostrar o quanto você economizará de energia elétrica.
# Passo 2: Orçamento do Seu Sistema
Após estimar o tamanho e o preço do seu sistema de geração de energia e o quanto poderá economizar com ele, existe a opção de solicitar um orçamento para ter sua própria geração de energia solar residencial ou comercial junto a uma empresa de energia solar.
Em contato com a equipe comercial e técnica da empresa, você poderá sanar todas as dúvidas que tiver em relação ao sistema, conhecer as marcas e modelos dos equipamentos comercializados e negociar as formas de pagamento e opções de financiamento.
Com a proposta fechada, a empresa dará seguimento no processo, realizando a visita técnica no local para a coleta das informações necessárias para a realização do projeto executivo e futura instalação do seu sistema, assim como a entrada na documentação para solicitação de acesso junto à rede da distribuidora.
# Passo 3: Instalação e Conexão do Seu Sistema
Após finalizar o projeto do sistema e com todos os equipamentos já entregues no local, o último passo para a sua economia é a instalação e conexão do seu sistema fotovoltaico junto à rede da distribuidora.
O processo de instalação começa com a fixação dos módulos solares no telhado. Lembrando mais uma vez que painel solar é o agrupamento de vários módulos solares.
Feito isso, segue então a instalação do inversor solar no local já pré-definido no projeto, sendo que este equipamento deve ficar em local protegido e de fácil acesso, como uma garagem coberta, por exemplo.
Concluída toda a instalação mecânica e elétrica do sistema, que normalmente leva entre 3 a 4 dias para um sistema residencial, caberá então a distribuidora realizar a vistoria do sistema e, estando tudo de acordo com o projeto apresentado, realizar a conexão do sistema e a troca do relógio de medição de energia especial.
E pronto! Com o seu sistema conectado e funcionando, agora é só aproveitar e consumir a sua energia com a tranquilidade de quem sabe que não irá receber uma alta conta de luz no final do mês.
Fonte: Exame